quinta-feira, 12 de maio de 2016

Nova redação do art. 394-A da CLT.

Publicada no DOU de 11.5.2016 a nova lei 13.287, que acrescenta um novo dispositivo à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT): o artigo 394-A.


O novo dispositivo trata do afastamento de empregada gestante ou lactante de atividades, operações ou locais insalubres tem a seguinte redação:


"Art. 394-A. A empregada gestante ou lactante será afastada, enquanto durar a gestação e a lactação, de quaisquer atividades, operações ou locais insalubres, devendo exercer suas atividades em local salubre.
Parágrafo único. (VETADO).”


Os Ministérios da Fazenda e das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos manifestaram-se pelo veto do parágrafo único, que continha a previsão de pagamento integral do salário que vinha percebendo, incluindo o adicional de insalubridade.


Segundo as razões de veto, "ainda que meritório, o dispositivo apresenta ambiguidade que poderia ter efeito contrário ao pretendido, prejudicial à trabalhadora, na medida em que o tempo da lactação pode se estender além do período de estabilidade no emprego após o parto, e o custo adicional para o empregador poderia levá-lo à decisão de desligar a trabalhadora após a estabilidade, resultando em interpretação que redunde em eventual supressão de direitos."



Nenhum comentário:

Postar um comentário